segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

No Ceará humor...é coisa séria


É uma coisa meio antagônica esse título, mas ele diz bem sobre o texto que quero deixar hoje aqui, o humor do cearense é de berço, como já falei, mas a coisa aqui é organizada.

Foto Autor: Veia Cômica, retirada do SINDIHUMOR
Por trás das caracterizações dos artistas e das piadas que surgem a cada frase temos um Órgão que regulamenta e organiza a classe.

Estou falando FOCHUM - Fórum Cearense de Humor, O Fórum Cearense de Humor (FOCHUM) é um importante instrumento de fortalecimento e união dos profissionais do humor no Estado, funcionando como um canal de ampla discussão, interação e participação da sociedade.

O FOCHUM conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, da Comissão em Defesa da Cultura da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, da Câmara Municipal de Fortaleza, da Secretaria da Cultura do Município, Secretaria do Turismo de Fortaleza, do Sindicato dos Artistas do Ceará (SATED - Ce) e das Associações dos Humoristas do Ceará (ASSO-H e ASCEHUM).

Também conta com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Ceará (ABIH – Ce), órgãos da imprensa e empresários que reconhecem o humor do Ceará como importante referência cultural e profissional, geradora de renda e entretenimento turístico do nosso Estado.

(fonte de informações sobre o FOCHUM: site da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará- http://www.secult.ce.gov.br)

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O Porque do Humor Cearense

 

Às vezes os amigos que não são cearenses me perguntam porque tem tanto humorista no Ceará, pois nas vindas a Fortaleza é praticamente obrigatório ir ver algum show de humor dos muitos que se espalham pela cidade, e eu simplesmente não sei responder, a verdade é que o humor faz parte do dia a dia do cearense, acho que está na veia, o cearense faz humor com todo, ou melhor dizer "fresca" com tudo, "manga" de tudo e de todos, acho que foi uma das maneiras que o povo mais antigo usava para lidar bem com as dificuldades da vida, pois o cearense faz piada com tudo, sempre que estamos numa roda de amigos é um tirando onda com a cara do outro e até com quem vai passando, srsrsr, é assim mesmo, é a vida, as manias de nosso povo tão alegre e receptivo com todos que procuram aqui uma fuga do mundo tão rígido e do dia a dia tão sério.

domingo, 20 de novembro de 2011

Dicas do melhor do Humor em Fortaleza

      Alguns amigos que moram fora de Fortaleza, antes de vir querem saber sempre onde estão os melhores shows de humor, eu sempre recomendo o Beira Mar Grill, na Av. Beira Mar, a região é muito bonita, pois é nobre, mas o melhor é o ambiente na Beira da Praia, comendo aquele camarãozinho, cervejinha gelada, e muita, mas muita frescura, muito riso, e muita diversão, taí a dica, é imperdível.

domingo, 25 de setembro de 2011

Aqui tem muito "mungango"

Essa é boa, estava eu outro dia tomando umas geladas com uns amigos, quando um deles começa a contar um ocorrido com ele, segundo a narrativa dele, ele e a mulher não andavam muito bem com o relecionamento deles, e ela resolver apimentar um pouco a coisa, dizia ele que chegou em casa depois de "bater um racha" com uns amigos e tomar umas a mais, entrou em casa, tomou um banho, se vestiu e foi ver TV, e nada da mulher dele aparecer, quando de repente...ela entra vestida numa lingerie meio esquisita e começa a "se retrocer" na frente dele, srsrsrs, o pobre coitada tentava fazer um stripper pra ele e o condenado só olhando aquilo, quando de repente ele solta essa: "Que mungago é esse muié!!!???..logo na hora do Jornal!!!, kkkkkkkkk, srsrsrs, já devem saber o que aconteceu, a mulher dele saiu "fumando numa quenga", srsrsrs, segundo ele depois foi tentar confortá-la, mas era tarde..o clima já era,, srsrrsrs, cearense faz cada uma....


Tradução dos destaques, direto do dicionário de Cearês:
"Bater um racha": _ Jogar uma pelada, bater bola.
"Se retrocer": _ Dançar ou se mecher de forma estranha.
"Mungango": _ Tudo que é esquisito, desconhecido, estranho, engraçado, feio.
"Fumando numa quenga": _ Com muita raiva, prestes a "botar um boneco", srsr.

sábado, 24 de setembro de 2011

No tempo que eu "Minino do Buchão"

A expressão é essa mesma, srsrsr, Minino do Buchão, é quando se é pequeno, quando ainda se é criança, e eu particularmente sinto saudades do tempo que se podia sair nas ruas de Fortaleza e brincar de tudo..., "Soltar Raia", esconde, esconde, brincar de bola na rua, "Trepar nos pé de Pau", roubar manga nos terrenos dos vizinhos, srsr, hoje a infância é outra, o mundo é mais violento, estamos constantemente preocupados com as crianças e as prendemos para protegê-las, o que é perfeitamente normal, afinal, os perigos são muitos, mas é mesmo uma pena, as criasnças antes brincavam mais, se socializam mais, hoje é tudo na net, tudo é virtual, os amigos, os jogos, mas é assim mesmo, tudo muda e o jeito de ser criança mudou, se foi pra melhor, só futuro vai dizer, mas que era tudo muito divertido isso era, srsrsr, até o próximo moçada.

Tradução dos destaques, direto do dicionário de Cearês:
"Soltar Raia": _ No sudeste a galera chama "empinar pipa", ou mesmo "soltar pipa"
"Trepar nos pé de Pau": _ O mesmo que "subir em árvores".

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Dicionário Cearês: "Baitôla" ou "Baitinga"

Cearense não diz que o filho do vizinho é homossexual, ele diz que o menino é "Baitola", srsrsr, aqui em Fortaleza esse termo é usado normalmente e de tanto uso é quase um elogio, srsrsrs, é isso mesmo, as muié fala assim, olha que bonito: "Ei minino, chama o Baitôla do teu pai que o cumê tá na mesa"!!!, kkkkkk, agora uma breve explicação de como surgiu o termo "Baitôla", retirado do cearamoleque.com.

Baitola (o mesmo que Baitinga): _  Homossexual. Termo perjorativo, insultante, muito usado nos xingamentos entre os rapazes."Deixa de ser mole  cara, parece que é baitola.." O termo nasceu durante a construção de uma estrada de ferro no Ceará. O capataz encarregado do assentamento dos trilhos era um senhor, de origem inglesa, com modos muito efeminados. O homem tinha uma preocupação muito grande com o espaçamento padrão entre os trilhos, chamado de bitola. Por influência da sua língua materna (o "i" tem som de "ai"), gritava a toda hora para os operários: "Cuidado com o baitola, não pode errar o baitola!". Logo, os peões começaram a chamar o capataz de baitola, e, por extensão, a todos aqueles que tivessem trejeitos nada masculinos.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Uma moto por um Jumento

Essa é legal,... quer dizer, é legal agora que tô contando, mas no dia passei um "perrengue" danado.
Fui passar um fim de semana com minha espôsa numa praia aqui perto de Fortaleza, uns 70 km pra ser mais exato, fomos na sexta e tudo rolou numa boa até a volta. Estava eu passando pela cidadde de Pindoretama quando cheguei ma estrada que vai para Fortaleza, não é que o pneu da moto fura..., até aí beleza, afinal é só um pneu né???..né nada, era domingo, 9:00 da noite, a cidade toda meio deserta, e na frente só aquela estrada enorme pra Fortaleza, aí danou-se..., fiz o que seria lógico, voltei pra Pindoretama empurrando a moto e torcendo pra achar uma borracharia aberta, e é claro que eu não achei, pra falar a verdade eu achei sim, mas o borracheiro tava tão bêbo que provavelmente botaria um pneu de trator na minha moto e mesmo assim não quis me atender, bom aí fiquei "aperriado"!!..pensei um pouco e resovi voltar pra estrada, e foi o que fiz.
Chegando na estarda resolvi empurrar a moto e rezar pra encontrar um posto de combustível funcionando e que tivesse um borracheiro, andei uns 2 km masi ou menos e pra minha felicidade encontrei uma borracharia!, nunca fiquei tão contente em ver um homem todo sujo na minha vida...sssrsrs, mas o melhor estava por vir, o descgraçado condenou a câmara de ar do pneu da moto e é claro me ofereceu uma novinha...só devia ter uns 7 anos de uso....rsrsr, eu olhei aquela câmara de ar toda remendada e perguntei quanto custava, e não é que o maldito aproveitando a situação me cobrou R$ 40,00 por uma porcaria toda cheia de remendos!...olhei bem, questionei e pensei até em "botar um boneco", mas me controlei e perguntei: _ o que você pode me oferecer por R$ 15,00 ???
o condenado me disse: _ por ese valor eu te alugo esse Jumento aqui, e me mostrou um pobre de um jegue amarrado que tinha lá..., deu muita raiva e vontade rir ao mesmo tempo, srsrsr, no final acabei pagando esse absurdo por uma câmara de ar velha, pois a situação não me deixava outra alternativa, paguei o desgraçado do borracheiro que colocou o pneu e fui embora, é claro que ao chegar em Fortaleza mandei botar uma câmara de ar nova, mas nunca me esqueço dessa viagem que fui de moto e quase volto de Jumento...kkkkk, valew galera, até o próximo.

Tradução dos destaques, direto do dicionário de Cearês:
"Perrengue": _ Situação complicada.
"aperriado": _ Preocupado demais.
"botar um boneco": _ expressão largamente usada no ceará, quer dizer: fazer confusão, brigar, discutir, etc.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Cearense é moleque em todo canto...

Gente, o que vou relatar aqui é pura verdade e aconteceu com um colega que estuda fora do país, ele, que também é cearense de Fortaleza, estava na Suíça, em uma estação de esqui que não me lembro o nome e nem vem ao caso, diz ele que no alto da montanha tem um pequeno restaurante e estava com um bom movimento, tudo corria normal, estava lá esse meu amigo e a namorada dele conversando e apreciando a bela vista dos Alpes Suiços, quando de repente uma senhora de uns 50 anos, tropeça nos próprios pés e "taca o rabo no chão", não é que na mesma hora ele ouve um grito daqueles que só o ceasense sabe dar, vou tentar descrever mas é complicado..srsrsr, é mais ou menos assim: "iiiiiiiiiiÊÊÊÊÊEÊÊhhhhhhêêêêêîiiii", eu num disse que era difícil...srsrsrsrs, bem, na mesma hora ele procurou a origem da "frescura", e não é que tinha um danado de um cearense "mangando" da mulher, srsrsrsrsr, é claro que ele foi procurar o cara, ele tava nun cantinho com a cara mais lavada, só rindo...kkkkk, tem cosas que só cearese viu...

Tradução dos destaques, direto do dicionário de Cearês:
"Tacar o rabo no chão": _ Simplesmente cair
"Frescura": _ do verbo "frescar", ou tirar onda com a cara de alguém
"Mangando": _ do verbo "mangar", ou rir de alguém.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

O Jeito Cearense de Ser

Galera, não é novidade que o Ceará é a capital do humor, mas não vou aqui me ater só as piadas e causos do Ceará, vou também falar muito de nossa maneira de ser e depois de algumas experiências com amigos de outros estados e muitas, mas muitas estórias de"marmotas" de cearense por aí, resolvi fazer este blog dedicado as coisas que você só encontra aqui no ceará, inclusive nosso famoso "cearês", dialeto esse tão complicado pra galera do Sul e Sudeste, risos, é isso aí moçada espero que curtam e comentem, vou contar muita cosia por aqui, valew.